quarta-feira, 31 de julho de 2013

87. Desemprego. Índices só ajudam a entender a realidade

87 índices, só ajudam a entender a realidade.

                    Índices são valores médios que procuram demonstrar a realidade. Para saber dessa realidade precisamos de muito mais.
                    Um professor disse uma vez que ao colocar a cabeça de um indivíduo no forno aceso e os pés em uma geladeira, ligada, ele teria a temperatura média do corpo ideal porém ia morrer de qualquer jeito.
                     Um índice de Inflação, desemprego, atividade econômica e todos enfim, exigem mais conhecimento, sempre, para que tenham sentido. Como eu disse, na média está ótimo.
                     Com o índice de desemprego ocorre a mesma coisa.
                     Os índices estão ótimos apontando para o "pleno emprego". Se é bom? Claro que é. Porém, para ter sentido precisamos ver que ele não mostra tudo.
                     Acontece que existem muitas pessoas sem emprego, descontentes, infelizes, que são brasileiros e o governo precisa pensar e trabalhar por elas, não aparecem no índice e que estão em casa atrás de computadores, ou estão atoa se fazer nada vendo à custa dos outros, gerando custos para o governo e para a sociedade.
                     Outros não aparecem e estão trabalhando em sub empregos ou atividades informais, estão desempregados e não aparecem em qualquer índice.
                     O interessante de se notar é que são desempregados e não aparecem nos índices. Ficaram numerosos, capazes de arregimentarem legiões de pessoas iguais a sí e pessoas com outros interesses, principalmente classe média, levando até 50 mil pessoas aos protestos de rua em várias cidades.
                     Dá para entender que estamos no pleno emprego, analisando todas as pessoas que saíram para procurar emprego nós estamos "bem na fita".

                     Ao olharmos as pessoas desempregadas que não saíram para procurar emprego, vemos que o índice não mostra a realidade do emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário