sexta-feira, 19 de julho de 2013

96 Militares no Poder

96 Militares no poder.

                 Muito os jovens têm ouvido falar sobre o Regime Militar Brasileiro, ditadura, torturas, democracia. Quem sabe minha percepção sobre o assunto vá acrescentar mais entendimento.
                 Uma senhora de 92 anos, que morreu há pouco tempo, me disse que ficou viúva com 8 filhos para criar no interior de minas e batia muito nos filhos para educá-los direito. Aquilo era o jeito certo de fazer as coisas naquela sociedade mais primitiva. Ela, bem antes de morrer já não acreditava nisso mais, principalmente se considerarmos a educação de seus netos.
                 O Regime Militar também é fruto de uma época. Naqueles tempos os comunistas atacavam e matavam, aterrorizavam mesmo e os militares viviam amedrontados. Como são heróis, reagiram em defesa da pátria contra o comunismo que ia encostar os vencidos no paredão e matar, como o Fidel Castro faz até hoje. Usaram todos os meios que conheciam para nos livrar de sermos cópia de Cuba. Dizem que "pegaram pesados” torturaram e mataram.   Nomearam Governadores Biônicos para impedir de o povo ser iludido e escolher totalitaristas malvados para o poder, criaram um regime político eleitoral de sustentação onde os votos nas pequenas comunidades valem mais do que os dos grandes centros, o que perdura até hoje. É por isso que a Presidente Dilma quer a reforma política. Ela não consegue mais controlar o poder dos representantes das pequenas localidades como os militares e seus sucessores conseguiram através do toma lá dá cá, emendas parlamentares, e tudo o que já sabemos.
                  Parece que hoje esquecemos que houve as divisões de muitos municípios criando mais cargos de prefeito e vereadores com a finalidade de ganhar mais repasse dos impostos arrecadados pelo governo federal. O acréscimo no número de políticos facilitou a influência na eleição de deputados influentes de cada região embora com menos eleitores em detrimento dos grandes centros que ficaram com menor influência.
                  Os políticos de agora não irão aprovar uma reforma política que faça os votos de todos os brasileiros valerem o mesmo. Os que estão aí só se elegem se persistir esta desigualdade de representação. Como vão votar contara si? Cada voto de todos os eleitores valendo o mesmo, os centros maiores vão eleger mais deputados, o que não acontece hoje.
                  Se vocês não sabem é essa a razão da existência da Comissão da Verdade Nomeada pela Presidente Dilma. Como os militares ganharam a luta contra os comunistas da época, eles que estão no poder agora e chefiam os militares estão querendo uma revanche, querem vencer os inimigos.
                  E agora, quem você acha que é malvado?
                  Estamos em um período de crise. Nesse período ocorrem as mudanças. Conheçam o que estão escolhendo, pesquisem na internet e conversem com os mais velhos.
                  Façam as escolhas com carinho e preparem um futuro dos seus filhos, dos nossos filhos.
                   Também prefiro que não seja preciso uma ditadura. Naquela época, porém, eu acho que nossas vidas seriam muito piores se eles tivessem ganhado. Será que estou errado?

Um “abração”,

Jorge



Nenhum comentário:

Postar um comentário