segunda-feira, 12 de agosto de 2013

79 A idade certa é perto de 14 anos.

79 A idade certa é perto de 14 anos.


                 No descobrimento do Brasil a vida média era 21 anos, morria-se de tudo. Começavam a trabalhar pequenos, casavam-se aos 14 anos, tinham filhos e morriam.
                  Nos anos 1960, a idade média era 60 anos, até aí as moças casavam-se com 14 a 18 anos, a partir disso já eram consideradas solteironas.
                  O certo mesmo é que a partir dos 14 anos os jovens têm grande capacidade de produção em qualquer área de trabalho. Já tive turmas de estagiários nessa faixa etária, no banco, que saiam do estágio sabendo e produzindo, tanto ou quanto um funcionário concursado.
                   Nessa idade já estão alcançando o ápice da capacidade física e intelectual. Pode ensinar lhes um controle de cheques na planilha excell, e vários outros serviços de responsabilidade como pagamento de duplicatas em datas corretas que eles são capazes de desempenhar bem, já fiz isso, está comprovado.
                    Veja diariamente na televisão, a capacidade de jovens atores que trabalham e desempenham trabalhos brilhantes. Crianças que estudam, vão ao balet, caratê, cursos de idiomas. Por que eles podem trabalhar jovens e ganhar muito dinheiro, e jovens pobres são proibidos de trabalharem e aprenderem ofícios menos glamorosos, porém dignos? Esses jovens atores trabalham e estudam.
                       Cassimiro de Abreu veja na Wikpedia, só estudou o curso primário dos 12 aos 13 anos de idade e foi importante poeta brasileiro, da Academia Brasileira de letras, que produziu a melhor parte de sua obra até os 17 anos e morreu aos 21 anos de tuberculose. Observe que vivia trabalhando com o pai no comércio que tinham.
                        Vejam o gênio do menino de 10 anos, Carl Friedrich Gauss, na Wikipédia e em outros endereços do Google. A professora deu uma conta extensa, para tomar o tempo dos alunos, somando todos os números de 1 a 100 e poucos minutos depois ele apresentou o resultado de 5050 porque havia criado a fórmula da progressão aritmética, PA.
                     Quem convencionou a idade de 18 anos como um limite está errado. O certo é 14, tenho certeza disso. Nesse ponto o ser humano está em sua melhor forma, energia, inteligência, criatividade, sonhos, fantasias, pronto para desenvolver.
                      Por tradição os jovens dos EUA, começam a trabalharem aos 16 anos e, aos 21 já estão independentes, com moradia e rendimentos próprios. Japoneses, culturalmente se suicidam se ficam sem emprego.
                     Aos 18 anos os jovens já começam a ficarem vencidos, com a responsabilidade de não poder errar, não suportam mais ganharem pouco dinheiro, se mostram frustrados e humilhados caso não tenham uma auto-afirmação, principalmente, financeira. Nessa idade eles se abraçam desesperadamente a bengala, ultima esperança, de estudar ou desistir de estudar e se dar por vencido. Isso alguns, porque outros que já trabalham, mesmo contra as determinações contrárias das leis, só pensam em conseguirem uma colocação melhor e aumentar a renda. Aí os que têm vocação já se tornam empresários, fazem economias, aplicam e reaplicam os lucros. Outros que não têm veia de empreendedores se especializam em profissões dignas de pedreiros, marceneiros, pintores de parede, bombeiros, eletricistas, mecânicos, etc. Mesmo nesse ponto os pedreiros podem evoluir para empreiteiros empregadores, se aprimoram e abrem empresas contratadoras de engenheiros, contadores e um monte de profissões. Empresários donos de transportadoras, em geral, já foram empregados motoristas de caminhões e por aí vamos observando as profissões.
                     Nesse ponto, quando são homens e arranjam uma namorada, precisam urgentemente de uma auto-afirmação financeira, levar a namorada para passear com o dinheiro próprio.

                     Como o universo de pessoas é muito grande ainda temos pessoas que se dedicam em ficarem em casa, à custa dos pais e do governo, sem estudarem e sem trabalharem, outros só estudando, outros trabalhando em empregos que pagam pouco já que são formados, têm mais de 18 anos e só ganham perto do salário mínimo, ainda outros trabalhando, simplesmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário