sexta-feira, 23 de agosto de 2013

76 Confirma manifestações Populares

76 Confirmado o que escrevi sobre motivos de manifestações.

                     Confirmei, por mim mesmo, solitariamente, os reais motivos das manifestações. Isso me ocorreu hoje.         
                     Existem dois componentes das manifestações, movimentos de rua, movimentos sociais, ou seja, lá do que vamos rotular, quando acontece na sociedade que são: a) Reais motivos, b) O estopim.
                     O motivo principal é o descontentamento. Só isso e ponto final. Sempre é e será isso.
                     O que não são motivos e todos acham que são e que aparece nas faixas como corrupção, preço de passagem, preço do pedágio, falta de escola, preços altos, falhas na assistência a saúde pública, desconfiança nos políticos e tantos outros são os estopins. Vamos admitir que estopim seja sub-motivo, ou um motivo de segunda categoria.
                      Os sub motivos, sozinhos, não são capazes de provocarem revoltas populares e manifestações públicas. Para que isso aconteça temos de ter o motivo principal que é o descontentamento. Para ficar bem claro:

                      Descontentamento + sub motivos = manifestações.
                                  Sub motivos = Estopim

                      Depois do impeachmant do presidente Collor de Mello, tivemos escândalos muito mais cabeludos e não vimos revoltas populares. Do que ele era acusado de desviar, um carro Elba e restos de campanha que empresários deram e sobrou, nem foi desviado do governo, é fichinha frente ao que assistimos depois.
                     Tivemos depois desvios do SIVAM de um bilhão, mensalão, superfaturamentos, roubos, preço de passagens, serviços de saúde, transporte, condenação do PT e partidos pelo maior tribunal do país e nada de manifestações públicas.
                      Como podem notar tivemos um monte de sub motivos, ou estopins, mas, não vimos descontentamento suficiente para somarmos gerando manifestações.
                      É sabedoria antiga e consolidada que o ócio, ou mente vazia é oficina do diabo. Pelo que sei na Europa e aqui no Brasil que copia tudo de lá, os pais querem dar para os filhos “tudo o que não tiveram.” Os governos usando do capitalismo porque não sabem como implantar o socialismo, querendo dar aos pobres o mesmo que os ricos possuem, porque são a favor da igualdade, implantaram leis e desenvolveram ações para dar tudo de melhor aos jovens.
                      Convém dizer que existem pais que não concordam com a proibição de trabalho do menor e colocam os filhos para estudar e trabalhar. Se os filhos não querem estudar já começam a fazer o que podem e desistem de estudar. Existem pobres e ricos que estudam e também existem, os que não estudam os que não estudam e não trabalham.
                      Porém, as atitudes protecionistas e políticas de governos estão criando “leis da palmada’, na Europa e aqui, proibições e dificultadores para menores trabalharem. Quem não gosta de estudar e não trabalha tem o ócio.
                      Ócio atrás de computadores, digamos que se torna um ócio organizado e facilmente sensível a lideranças de pessoas anônimas.
                      Tenho motivos para pensar que os reais motivos dos protestos são os descontentamentos dos jovens ociosos que têm tempo de ter idéias organizadoras de protestos como têm motivação para pichações, briga de rua, desobediências, desrespeitos aos mais velhos e às autoridades, falta de limites.
                    Observem, no Google, os protestos na Inglaterra em 2011, http://pt.wikipedia.org/wiki/Tumultos_na_Inglaterra_em_2011,jovens sem educação e sem limites provocaram o caos no país todo porque a polícia deu a eles o estopim que foi a morte de Mark Duggan, que pretendia vingar a morte de um primo.
                    Quanto ao Brasil, já escrevi muito sobre isso.
                     Se o governo tiver sensibilidade deverá desenvolver políticas para os jovens se verem mais úteis e produtivos. Podemos deduzir que a política de que a educação é tudo não está dando certo.
                     Lógico que terão de atender as reclamações dos dub motivos, ou estopins.



Nenhum comentário:

Postar um comentário