quarta-feira, 28 de agosto de 2013

75 Cuba é um país capitalista selvagem.

75 Cuba é um país capitalista selvagem.

                 Esse assunto se encaixou direitinho no que estou falando dos médicos cubanos.
                 Cabe aqui um comentário sobre um e-mail que recebi sobre fotos com os horrores da 2ª guerra mundial:
                Eu tenho um e-mail com elas, não sei como disponibilizar no blog ou se tenho este direito.
                 No Brasil, tivemos um pessoal, que danou a dar tiro nos militares para tomarem o poder e transformar a gente em algo parecido com Cuba. Fidel Castro ajudava.
                 Olhando aquelas fotos vi que "a coisa poderia ter ficado feia."

                 Como é Cuba?
                 Os médicos cubanos vão trabalhar e o governo cubano é que vai receber o dinheiro. Isso é exploração capitalista da força de trabalho pelo dono dos meios de produção, conforme diria Carl Marx, lá o governo é o dono do sistema de saúde. O Estado cubano é que vai se apropriar da "mais valia", repassando só parte do dinheiro para as famílias. 
                As famílias dos médicos ficaram lá servindo de reféns para o caso dos médicos conseguirem fugir.
               Observem que o governo cubano funciona como uma empresa capitalista brasileira prestadora de serviços aos bancos, indústria e comércio que terceirizam os serviços de vigilantes, serviços gerais, faxina etc. Elas sabem que um serviço vale mais e vendem para o comprador de serviços, recebem um valor e pagam menos ao trabalhador se apropriando da “mais valia”.  No caso atual, o serviço de cada médico é vendido por 10 mil, o empregador de terceirizados que é o Estado de Cuba recebe e só repassa para os trabalhadores 2.500, se apropriando da mais valia de 7500.     
                 Só que o capitalismo cubano é selvagem uma vez que mantêm em seu território os familiares dos médicos que vieram trabalhar no Brasil. Os médicos não têm o direito de procurar outro empregador que venda o trabalho por 10 e repasse para eles 7500, por exemplo. É um capitalismo sem concorrência. E assim é tudo por lá, quem não aceita esse capitalismo é preso, ou se julgado perigoso para o regime é executado.
                 Afirmo para vocês que só existe o sistema capitalista porque só ele é compatível com a índole humana. O socialismo ou comunismo é um modo de aplicar o capitalismo e nada mais.
                 No sistema capitalista brasileiro, alguém que ganhe dinheiro no exterior declara o imposto de renda e, se ganhar mais que maior limite da tabela paga ao governo 27,5%.  Em Cuba como viram, o estado se apropria de 75%.
                O Ministro declarou que o Brasil não atenderá a qualquer pedido de asilo político a algum médico que se aventure a pedir, mesmo que ache um emprego que pague mais que 2500.
                Os militares daqui ganharam a briga, mataram alguns, mandaram os brigões embora, exilados e fizeram, diplomaticamente, uma transição para a democracia. 
                Eles evitaram mortes e paredões como os mostrados nas fotos da 2ª Guerra Mundial.
                Brigadão, militares.

               


                Olha pessoal, no atalho a seguir teremos mais sintetizado o que Carl Max considerava mais valia: http://www.mundoeducacao.com/geografia/maisvalia.htm
                Uma explicação mais completa será encontrada na Wikipédia, atalho http://pt.wikipedia.org/wiki/Mais-valia.
                Na realidade, para a explicação acima eu me coloquei no lugar de um comunista criticando a exploração do trabalhador pelo capitalista. Só que eu não sou comunista e socialista e não interpreto o que escreveu Carl Max como ele o faz. Convém dizer, no entanto que o admiro como uma pessoa de importante obra e influencia na história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário