quarta-feira, 14 de agosto de 2013

77 Desemprego.

77 Desemprego.

                        (Da postagem 77 até 83, formam uma seqüência)


                Estar desempregado é estar apto e disponível para o emprego e não ser aceito no mercado de trabalho ou não aceitar as condições de trabalho oferecidas pelo contratador de empregados.   
                Aos desempregados acrescento aqueles que estão aptos e disponíveis e a lei dificulta a contratação como ocorre hoje no Brasil com a lei que proíbe menores de trabalharem.
                Estamos em um pleno emprego se consideramos os índices de desemprego. Quem quiser trabalhar e aceitar o valor que o mercado quer pagar consegue emprego hoje mesmo. Ocorre que esses índices só consideram aquelas pessoas que saíram para procurar emprego e não foram contratadas. Os desempregados que querem trabalhar e desistiram de procurar emprego para ganhar menos do que acham que merecem e é o que o mercado oferece, não aparecem no índice. Os menores de 18 anos que não querem estudar e querem mais é trabalhar, ganhar e ficar independentes e não acham emprego também, estão desempregados e não aparecem nos índices.
                 Só como ilustração nós vamos considerar que um salário aceitável para pessoas formadas com 2º grau seria 2.000,00, o salário mínimo se 670,00.
                 É interessante notar que os partidos socialistas de esquerda pregam a igualdade de rendimentos para todas as pessoas. Eles acreditam que todas as pessoas deveriam ter a mesma renda. Na prática de nossa realidade hoje, no Brasil, as pessoas que se formaram do segundo grau, ensino médio ou em qualquer faculdade não quer saber dessa igualdade. Eles acham que, como se formaram, deveriam ser contratados para ganharem mais.
                 Do mesmo modo as pessoas que fazem cursos de aperfeiçoamento querem valorizar sua mão de obra para ganharem mais dinheiro.
                 Um micro empresário faz economia e inaugura um pequeno comércio, passa privação para economizar um capital inicial para ganhar mais e até contratar funcionários. Ele quer ganhar mais que os funcionários. Você acha que é diferente disso?

                 O Brasil está aparecendo bem nos índices de desemprego, porém, precisa desenvolver ações para o grupo de pessoas que estão desempregados e não aparecem nos índices. Eles estão muito infelizes e até iniciaram os protestos de JUN e JUL 2013. Alguém ainda tem dúvidas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário