quinta-feira, 19 de junho de 2014

34 Resposta a um amigo sobre PSDB e PT.


                     Olá Amigo, não assisti AINDA, a entrevista só posso comentar o artigo anexado que critica o PSDB. Veja que minha base é bem desvantajosa já que comento o comentário. O certo é que a inflação que o Regime Militar deixou foi muito grande e, para combatê-la foram necessárias muitas batalhas.
                   Os militares tendo inventado a Correção Monetária que remunerava PIS, FGTS, Caderneta de Poupança e sendo honestos como sempre só aceitaram e eles acharam certo pagar uma Correção monetária honesta e correta, isso causou a inflação incontrolável. Existia um volume muito grande de dinheiro na Economia que saía com facilidade das cadernetas de poupança já que a principal qualidade dessas aplicações é a liquidez. Imagine: Liquidez e rentabilidade juntas em um único investimento e ainda disponível para todos retirarem do banco e comprarem o que quisessem, era a inflação.
                    Como parte desse combate à inflação tivemos o Collor que bloqueou aquele dinheiro que saia com facilidade e tratou de atacar outros causadores de inflação que eram os gastos públicos, tomou automóveis de políticos, e atacou os gastos dos políticos e foi um Hulk desesperado em combater gastos. Foi antipatizado porque atacou privilegiados marajás e foi cassado acusado de corrupção que é fichinha frente às corrupções que vemos hoje.
                    Todos os governos passaram a pagar menos correção monetária para a caderneta de poupança e temos hoje grande prejuízo que essa remuneração dá aos trabalhadores e aplicadores. Isso quer dizer que se você quer ter prejuízo é deixar o dinheiro no FGTS durante a vida inteira rendendo na CEF. O melhor é ir usando para a casa própria ou tirando por ocasião de desligamentos de empregos porque o governo depois dos militares dá um grande prejuízo a quem deixa o dinheiro no FGTS. Na caderneta de poupança dá menos prejuízo porque, devido a liquidez as pessoas retiram e depositam conforme a própria vontade. O Governo do PSDB entrou realmente em outro momento onde precisava ainda priorizar o combate à inflação porque as medidas anteriores, que foram importantes, ainda não tinham dado conta do recado. Para isso, sem abrir mão de tudo o que foi feito por Collor precisou combater mais ainda os gastos públicos onde fez uma coisa muito antipática que eu mesmo desaprovo que foi propor que as universidades federais fossem pagas por quem pudesse pagar e não investiu quase nada em qualquer área. Para combater a inflação ele precisou deixar de gastar em educação e em tudo, além disso, precisava passar para a iniciativa privada empresas públicas que os militares criaram porque descobriu serem mal administradas e, em vez de dar lucro, davam prejuízo.
                     Imagine que essas empresas davam prejuízo e muitas vezes o Tesouro Nacional precisava socorrê-las. Quando privatizou a coisa mudou, mesmo que tivesse dado de graça como todos acham que a Vale do Rio Doce foi doada, NO OUTRO DIA MESMO já começou a dar lucro para o Brasil, na emissão de cada Nota Fiscal, que nunca mais tirou dinheiro do Tesouro, como faz hoje para socorrer a PETROBRÁS. Ao privatizar deixou de gastar dinheiro do governo e começou a só RECEBER IMPOSTOS, de 30% a 40% como evoluiu até hoje. Acho que foi um grande passo. O governo deixou de gastar e passou a ganhar, sendo que uma empresa só dá para o empreendedor um lucro perto de 7% o governo abria mão de um lucro desses que ele nunca tinha por má administração para ganhar impostos de 30%. Foi um "negoção".
                     Porque nosso currículo escolar de história é muito ruim e tendencioso não ensinando tudo de história do Brasil que nossos filhos deveriam saber, ficam só ensinando a miséria que havia antes de 1950 para justificar o socialismo e o comunismo que querem implantar aqui, não sabemos o que falo a seguir:
                     Devemos nos lembrar que o Regime Militar criou as empresas e o desenvolvimento que desfrutamos hoje, sem esquecer Getúlio Vargas e JK. FHC terminou o combate à inflação e o Lula entrou para DISTRIBUIR o esforço que foi feito antes. Mesmo assim o PSDB criou a lei dos genéricos, bolsas de ajuda aos pobres, etc.
                    Hoje temos sim falta de chuva e não temos apagão mesmo faltando investimentos no setor de energia e em tudo que precisamos no país. O que o Governo Dilma fez foi gerar mais energia com geradoras a óleo diesel fazendo com que as represas hidrelétricas esvaziassem mais lentamente o que acho admirável, inteligente e altamente válido. Só que acho que está faltando investimento para aumento de oferta de energia hidrelétrica barata, gosto muito de Belo Monte no Pará, como acho que a falta de água em SP no sistema Cantareira, também é falta de investimento.
                      Como já disse em outras postagens minhas a evolução da miséria que havia antes de 1950 foi sendo deixada para trás durante os vários governos até chegar aos nossos dias:
                      Em 1940 tínhamos 41 milhões de habitantes e perspectiva de vida de 43 anos. Em 1970, 93 milhões e perspectiva de vida de 59 anos, no governo do PT temos mais que o dobro dos habitantes de 1970, hoje somos 200 milhões e perspectiva de vida de 74 anos. Como temos o dobro de habitantes teríamos mesmo que ter o dobro de escolas como temos hoje para ficarmos igual a 1970. Só que perdemos indústrias substituindo as produções delas por importações de produtos, principalmente da China.
                       Eu acho que se o Aécio ler esse meu escrito se sairá bem melhor nas entrevistas, é ou não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário