segunda-feira, 4 de abril de 2016

06 Desgraça dos Rejeitos em Mariana, ainda podemos fazer muita coisa.

Desgraça dos Rejeitos em Mariana, ainda podemos fazer muita coisa. Veja abaixo:
Desgraça de Rejeitos em Mariana, se eu tivesse percebido antes, eu salvaria todo o mundo.
Bom, ainda está em tempo de salvar muita gente gastando menos dinheiro e ainda tendo lucro.
São mais de 300 novas represas de rejeitos em Minas Gerais nos últimos anos. No total são calculados que Minas tenha mais de 700 represas com lama candidatas a escorrer pela cabeça das pessoas.
O imprestável IBAMA deve pedir ao governo uma grana violenta para os incompetentes técnicos acharem uma solução.
Os miseráveis vão multar as empresas e mandar elas gastarem mais dinheiro em imprestáveis represas.
Vou sacanear eles apresentando meu plano particular. Observem as teorias científicas que uso para impedir novos desastres e ainda ter lucro, gerar mais empregos rendas e impostos.
Puxa, vou achar que sou mesmo um gênio. Mas, eu tinha de sacanear.
Meu plano não é de cientista requintado. Meu plano é de sabedoria popular levando em conta conhecimentos comuns que você mesmo possui. Vejam se concordam:
Em uma conta simples de regra de três do primeiro grau de estudos chegaremos à conclusão que uma barragem pronta e ainda vazia terá toda a sua área inundada com rejeitos.
Meu plano é não encher a barragem, ela ficará toda cheia de natureza. Viu que plano espetacular. Quase zero de poluição na totalidade da represa.
Depois a siderúrgica despeja seus rejeitos em um morro, uma montanha, jogando tudo morro abaixo. Ela vai gastar 10% do tamanho da área da lagoa para amontoar seus rejeitos. A água vai escorrer pela lagoa vazia deixando para trás a terra e pedra moída. Olhem bem que minha escola primária foi o máximo. A sua também foi assim. Foi ou não foi?
A água que escorre formará um córrego de água para dentro da represa que ao invés de ficar cheia de lama ficará cheia de natureza com um único córrego no meio com água suja.
Bem pessoal, nada de fechar a saída da água, a gente pode ganhar um bom dinheiro com ela.
Quando eu era criança fui fazer excursão na COPASA na rua Carangola em Belo Horizonte. Entrei no Goolgle, ainda está lá. Puxa vida. Isso foi a 50 e tantos anos, acho eu. E aprendi que a água era decantada em reservatórios imensos e depois filtrada e purificada.
Eu, com este conhecimento que minhas professoras primárias me deram venderia a água para a COPASA filtrar e purificar para vender ou devolver à natureza limpinha. Gastando muito menos dinheiro do que um bilhão de indenização que a SAMARCO DEVE DAR PARA AQUELES IMPRESTÁVEIS órgãos. Gente, tenho um ódio de empresas que estão trabalhando e gerando empregos e impostos tenham de pagar multa para incompetentes.
Viram que solução barata que nós podemos oferecer com nossa sapiência ao incompetentes técnicos? Vamos acabar com o IBAMA, já que ele é incompetente aí, podemos saber que é incompetente em tudo. Chama os caras da COPASA que eles resolvem tudo direitinho.
Aplicando o simplificado conhecimentos acima, podemos oferecer de graça para as autoridades e exigirmos que seja colocado em prática, inclusive livrando a VOTORANTIM de gastar dinheiro em 3 Marias para tirar terra de dentro de um buraco, espalhando pela natureza e depois encher de terra com água. Isso é mesmo uma estupidez.
Alguns outros conhecimentos primários devemos apresentar a respeito da represa cheia de rejeitos.
Em uma festa de aniversário o assunto de Mariana veio por três minutos eu acho e duas sabedorias me fez lembrar de uma terceira, e eu conto para você.
Teve até uma limdinha letrada em química dizendo que os rejeitos nada têm de rejeitos. São na realidade matéria prima tirada na natureza e pronta para ser reprocessada em novo ciclo de produção para nova finalidade utilizando nova tecnologia. Na realidade os rejeitos são valiosa matéria prima esperando a hora de ser reprocessada. Também fiquei surpreso e feliz.
Um personagem, meu chegado, disse que a água da barragem ia chegar até uma rocha impermeável ou um argila ou terra impermeável e escorreria para o rio filtrada e limpa, outra parte evaporava. Vejam que limpidez de raciocínio. A água e lama que os técnicos mandaram a siderúrgica represar, a natureza filtra para devolver ao meio ambiente do rio e outra parte evapora limpinho para fazer nuvens e chover para nós.
Um outro conhecimento veio de dois cisterneiros meus amigos que já morreram.
Em um lote eles abriram uma cisterna de aproximados 20 metros que precisava estar a 20 metros de distância da fossa e diziam que a fossa para receber as fezes, urina e água de banho, daqueles regadores pendurados com 20 litros de água em cima da cabeça. Sabe qual, né?
Eles sabiam que naquele terreno tinha um tipo de terra impermeável que a água chegava até ele e não afundava mais e escorria até chegar em um córrego que está até hoje a 300 metros da cisterna. Hoje está canalizado. Foram esses semi analfabetos que me ensinaram que a fossa de 2 ou 3 metros filtraria a urina e água recebida e ao chegar na profundidade de 20 metros estaria limpinha e filtrada e ainda teria de ir até a cisterna filtrando ainda mais. Alem disso não abriam mão de usar jogar algumas pedras de enxofre dentro. Eu acho que a química deles era perfeita.
Eles não eram bobos, isso eu nem aprendi na escola e, naquela sapiência me ensinaram que os cuidados em um terreno mais baixo, onde a cisterna só tem de 3 até 10 metros, a fossa devia ser mais longe e mais baixa do que a cisterna nunca mais acima para a água que passasse da cisterna fosse em direção à fossa e dessa em direção ao córrego. Na realidade não podia ter fossa cuja água escorresse em direção à cisterna.
Vocês podem ir na roça hoje e verão as pessoas dizerem para não beberem água salobra, porque é água impura. Isto aí gente. Água salobra é água com sal e impurezas. Sei não, mas acho que é sal de xixi e vegetais e animais mortos.
Puxa vida, acho que os técnicos do IBAMA e outros imprestáveis do meio ambiente deviam ter aula com estes dois cisterneiros antes de saírem fazendo besteiras por aí.
Olha gente, estou falando sério. Façam esta idéia chegar aos órgãos, empresas e prefeituras para não gastarem mais dinheiro à toa e protegerem o meio ambiente com mais competência.
Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário