sábado, 22 de março de 2014

52 - Aprenda a ficar rico com a entrevista do Milton Jung da Radio CBN com Daniel Mendez.

                     A entrevista do Milton Jung da Radio CBN com Daniel Mendez é uma aula de empreendedorismo e aula de vida.
                     Se não quiserem perder tempo com o que escrevo entrem direto no atalho da entrevista e, tenho certeza que aprenderão muito. 
                     O atalho está no meu blog jfantauzzi.blogspot.com.
                     Faço alguns comentários, com base na entrevista:

  •                      Empresa de Betim, MG, que serve um milhão de refeições por mês, 15 mil empregados, 1100 restaurantes.
                     A idade do Miguel é aproximadamente 40 anos pelas minhas contas de ter a primeira empresa de 150 refeições a 21 anos atrás. Gastou só esse tempo para construir tudo. Começou sendo garçom. 
                     O Miguel acha bom ter curso superior, mas, ele mesmo não tem. Ele dá mais importância ao trabalho e a dedicação ao negócio. Estudou e trabalhou ao mesmo tempo. Não tem essa de ficar só estudando até os 18 anos. Como eu já disse a lei de Menores Aprendizes é um lixo. Pessoas com curso superior vão trabalhar para empresas de pessoas que não têm curso superior. Proibir dificultar e burocratizar a vida dos menores é tirar deles a oportunidade de serem empresários, serem presidentes da República como foi Lula, empresário e vice-presidente como foi José Alencar. Todos, inclusive José Alencar e Lula, acham ótimo educação, até eu, mas, pelo Amor de Deus, valorizem mais o trabalho. Crianças serem educadas no trabalho como nossos avós e mães faziam antigamente arranjando trabalho em mercearias, oficinas mecânicas, para a prendermos e nos afastar do mau caminho é um modo de educar muito válido que as leis atuais proíbem.
                       Ele continua cultivando o primeiro cliente de 150 refeições embora tenha outros muito maiores. 
                       Ele retirou da empresa os executivos e antigos colaboradores e familiares que não atendiam mais os substituindo por outros mais adequados. Os desligados da empresa, em geral, se tornaram fornecedores da empresa dele. 
                        Mudança de paradigma: 
                        À medida que a empresa crescia, ele tinha de mudar sua visão sobre o negócio. A empresa triplicou de tamanho porque ele fazia um monte de coisas corretamente. A partir daquele tamanho ele tem que fazer coisas diferentes para crescer mais. Quando ele alcança novo nível procura aprender mais e muda novamente o paradigma. Na entrevista mesmo ele diz que está montando dois restaurantes de rua para aprender novas coisas e mudar novamente o paradigma, fazendo diferente do que faz hoje.
                        Entendi que não é para mudar de produto e ramos de negócio porque tem outro dando mais lucro.
                        Ele disse que isso é praticar inovação. Pensem comigo: Um jovem que não trabalhou até os 18 anos de idade já perdeu muito do que aprendeu precisando inovar seus pensamentos, o que ele sabe é antigo e desatualizado. Exceções existem, sempre: Um médico, por exemplo, tem de começar a trabalhar só depois de formado aos vinte e tantos anos após residência médica e tudo, mas, na vida real, para a maioria da população, isso não acontece.

http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/miltonjung/

Nenhum comentário:

Postar um comentário